A vereadora Edna Sampaio (PT) teve seu mandato cassado na tarde desta quinta-feira (06), após uma sessão exclusiva para a votação do processo de cassação na Câmara Municipal de Cuiabá. A parlamentar tentou, sem sucesso, suspender a sessão por meio de uma ação judicial, mas foi derrotada mais uma vez.
Tentativa Judicial
Edna Sampaio ingressou na Justiça na tentativa de interromper o processo de cassação, que foi conduzido pela Comissão Processante presidida pelo vereador Sargento Vidal (MDB). Durante a manhã de quinta-feira, Vidal foi surpreendido por uma decisão judicial que lhe dava um prazo de 10 dias para justificar o processo de cassação. No entanto, a mesma decisão, proferida pelo juiz Agamenon de Alcântara Moreno Júnior, da Terceira Vara Especializada de Fazenda Pública de Cuiabá, negou o pedido de suspensão da sessão.
Sessão de Cassação
A sessão dessa quinta-feira teve como pauta única a votação do processo de cassação de Edna Sampaio. A vereadora, no entanto, optou por não comparecer para se defender nem perante a Comissão Processante nem no Plenário, preferindo recorrer à Justiça. Durante a sessão, Edna realizou uma transmissão ao vivo em suas redes sociais, criticando a atuação da Câmara e denunciando o que considera ser violência de gênero e racial.
Resultado da Votação
Com 19 votos a favor da cassação e apenas um contra, Edna Sampaio teve seu mandato cassado. O único voto em defesa da petista foi do vereador Renivaldo Nascimento (PSDB). Quatro vereadores, todos aliados do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), se ausentaram da sessão.
Próximos Passos
Com a cassação do mandato de Edna Sampaio, o suplente Robson Cireia assumirá a cadeira no Legislativo na próxima terça-feira (11). Edna Sampaio prometeu continuar lutando contra o que chama de injustiça e perseguição política, e suas críticas à Câmara e ao processo de cassação continuam sendo divulgadas em suas redes sociais.
FocoMT – Seu portal de notícias com foco no Mato Grosso e nas principais ocorrências da região.