O jornalista Leandro Lima, do site Olhar Cidade, registrou boletim de ocorrência contra o vereador de Sinop, Marcos Vinicius Borges (PSDB), acusando-o de capacitismo nas redes sociais.
Segundo Leandro, a polêmica começou após ele publicar um vídeo comentando a votação de um vereador favorável a um projeto de lei que liberava a contratação de pessoas com crimes eleitorais em cargos comissionados. Cerca de 60 dias depois, o parlamentar apresentou outro projeto para revogar a medida, mas sem sucesso.
Após a rejeição, Marcos Borges começou a expor colegas nas redes sociais. Um internauta marcou o vereador em uma publicação, e ele respondeu fazendo referência ao problema de saúde de Leandro, que sofre de tremor essencial, um distúrbio neurológico crônico. O comentário foi: “Tá frio lá? Porque ele está tremendo?”.
O jornalista explicou ao MidiaNews que se sentiu ofendido e que, sendo profissional da imprensa, o comentário ganhava ainda mais peso:
“Me senti desrespeitado, em pleno mês da saúde mental, um parlamentar fazendo uma ‘brincadeira’ com algo sério. Se eu, que sou da imprensa, recebi esse tipo de ataque, imagine o eleitor?”
Leandro ainda descreveu o comentário como “debochado e vexatório”, afirmando que a referência aos movimentos de sua cabeça, característicos do tremor, reforçava o constrangimento.
O registro do boletim de ocorrência ocorreu na quinta-feira (18), um dia após a publicação do comentário, que foi apagado pelo vereador. Marcos Borges procurou a reportagem, mas não retornou até o momento da publicação.