Mato Grosso se destacou nacionalmente ao alcançar 60,6% de crianças alfabetizadas na idade certa em 2024, superando a meta estabelecida no Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), no dia 11 de julho, durante a apresentação dos resultados do Indicador Criança Alfabetizada, produzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Conforme a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o avanço é resultado de uma série de ações coordenadas, como a implementação do programa estadual Alfabetiza MT, criado por lei em 2021. A política é estruturada em cinco eixos, entre eles a formação continuada de professores, avaliações de fluência, fortalecimento da gestão escolar e distribuição de materiais pedagógicos.
A atuação de entidades parceiras tem sido fundamental nesse processo, como o GEMTE – Grupo Empreendedor Mato Grosso em Evolução, que oferece apoio de estratégias de gestão para aprimorar a educação pública de Mato Grosso. O grupo atua com foco em transformar a rede pública estadual em referência nacional nos próximos 20 anos.
“O GEMTE tem colaborado para a melhoria dos índices educacionais de Mato Grosso e seus municípios e, para nós, esse é um ótimo resultado. Reflete que estamos no caminho certo, contribuindo para o fortalecimento da educação e deixando um legado para o futuro do estado”, destaca Guilherme Alves, diretor-executivo do GEMTE.
Criança Alfabetizada
A política nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todos os estudantes estejam alfabetizados até o final do 2º ano do ensino fundamental, com ações voltadas também à recuperação das aprendizagens de alunos do 3º ao 5º ano impactados pela pandemia. Com adesão de todos os estados e mais de 5.500 municípios, o programa já recebeu mais de R$ 1 bilhão em investimentos.
Entre as principais estratégias estão o fortalecimento das avaliações educacionais, a criação da Rede Nacional de Articulação (Renalfa) para apoio técnico às redes mais vulneráveis, e a oferta de formações e materiais de apoio, como webinários em língua portuguesa, a Plataforma de Avaliações Formativas e o Guia da Avaliação Contínua da Aprendizagem.
Sobre o GEMTE
O GEMTE é uma organização do terceiro setor, sem fins lucrativos, que atua para fortalecer a educação pública em Mato Grosso. Seu objetivo é apoiar a melhoria da aprendizagem dos estudantes por meio da promoção de uma gestão estratégica, orientada por resultados e comprometida com a equidade. O Programa desenvolve e implementa soluções estratégicas em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e com os municípios de Mato Grosso, contribuindo para que todas as crianças e jovens tenham acesso a uma educação de qualidade.
Assessoria