Inflação faz 58% dos brasileiros comprarem menos comida, revela Datafolha

 

A alta dos preços continua afetando duramente o bolso do brasileiro. Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (13), 58% da população afirma ter reduzido a compra de alimentos devido à inflação. O impacto é ainda maior entre os mais pobres: 67% das pessoas com menor renda disseram que passaram a comprar menos comida do que antes.

O levantamento mostra que oito em cada dez brasileiros mudaram seus hábitos por causa do aumento de preços. Entre os comportamentos mais comuns estão sair menos para comer fora (61%), trocar marcas por opções mais baratas – como o café (50%) –, reduzir o consumo de luz, água e gás (50%), cortar bebidas alcoólicas (49%) e comprar menos remédios (36%).

A situação alimentar também preocupa: 25% dos entrevistados dizem ter menos comida do que o necessário em casa. Outros 60% afirmam que têm o suficiente, enquanto apenas 13% relatam ter mais do que precisam.

A percepção sobre a responsabilidade do governo também foi abordada. Para 54% dos entrevistados, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” pelo aumento dos preços. Outros 29% acreditam que o governo tem “um pouco de culpa”, enquanto 14% isentam totalmente o Planalto.

A pesquisa ouviu 3.054 brasileiros com 16 anos ou mais em 172 cidades do país entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O Datafolha destaca que, em comparação à pesquisa de março de 2023, não houve variações significativas nos resultados.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *