Gruta da Lagoa Azul pode ser reaberta em 2026 com novas medidas de preservação

A Gruta da Lagoa Azul, um dos cartões-postais de Nobres (151 km de Cuiabá), poderá ser reaberta ao público no final de 2026. Atualmente interditada por questões de segurança e preservação ambiental, a retomada da visitação depende da conclusão de um projeto que busca garantir a sustentabilidade do local. A previsão foi feita pela secretária estadual de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Segundo ela, o projeto está em fase final de aprovação e pretende estruturar a área para torná-la mais segura e acessível aos visitantes, sem comprometer o ecossistema. “Estamos finalizando os trâmites para o início das obras. Quando concluído, o espaço ficará ainda mais bonito e preservado”, afirmou.

Por estar localizada dentro de um parque estadual, a Lagoa Azul exige um planejamento rigoroso para evitar impactos ambientais. O projeto prevê melhorias na infraestrutura, controle de acesso e medidas de conservação para garantir que a beleza natural do local seja protegida a longo prazo.

Além das adequações ambientais, há a possibilidade de concessão de serviços, como lanchonetes e restaurantes, após a conclusão das obras. “A gestão do parque continuará sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, garantindo um uso ordenado e sustentável da área”, finalizou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *