Mais de 375 metros. Esta foi a extensão da rede de drenagem feita em Jaciara nos últimos meses, para garantir um escoamento adequado das águas das chuvas, e evitar alagamentos e o desgaste da pavimentação, além de danos nas ruas da cidade.
Os 375,32 metros de rede de drenagem contemplam desde a altura da Comajul, no bairro Santo Antônio, até o Parque Dona Lucinha, com rede dupla de tubo de um metro e meio de espessura.
Foram investidos ainda 481,36 metros de rede de drenagem com tubo de 900 mm, contemplando as Ruas Tupiniquins, Caetés e Rua Ceci; 275,60 metros com tubo de 600 mm e outros 456,94 metros de rede para captação, com tubo de 400 mm.
Também foram feitos 16 poços de visita (bueiros), dois dissipadores, que tem como objetivo reduzir a velocidade do escoamento da água e reduzir o risco de erosão nos dispositivos de drenagem ou nas áreas próximas, além de 56 unidades de captação de água, as famosas “boca de lobo”.
O sistema de drenagem urbana engloba uma infraestrutura complexa e que permite que as cidades funcionem adequadamente.
A importância desse trabalho ficou evidenciada no último fim de semana, quando um temporal atingiu Jaciara e grandes volumes de chuva foram registrados. Graças a esse trabalho executado pela atual gestão, não houveram transtornos relacionados às águas pluviais, mesmo diante da intensa chuva registrada no último domingo (21/10).
Já outros transtornos ocasionados pelo temporal seguem sendo solucionados pelas equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura durante toda a semana, a exemplo da poda e recolhimento de árvores que foram derrubadas pelos ventos e sujeiras que ficaram pelas ruas da cidade.
fonte e foto ascom jaciara