Justiça barra registro de candidatura de Nicássio do Juca

O irmão do deputado estadual Juca do Guaraná (MDB), o candidato a vereador por Cuiabá,  Nicássio do Juca (MDB), segue indeferido pela Justiça Eleitoral. Nesta semana, a defesa do candidato tentou garantir liminar para que o emedebista conseguisse ser deferido, mas o pedido acabou sendo negado pela falta de certidão negativa.

Ocorre que Nicássio, está inelegível até 2025, por conta de uma condenação criminal por homicídio qualificado tentado. O pedido para que ele fique inapto para disputar é do Ministério Público Eleitoral (MPE).

Nicássio foi condenado a 19 anos pela tentativa de homicídio, pena que acabou extinta pela Justiça em 12 de setembro de 2018. Porém a juíza lembrou que, mesmo com a pena pelo crime contra a vida extinta pela Justiça comum, na Justiça Eleitoral, sua inelegibilidade, válida por 8 anos, passou a ser contada a partir da soltura – ou seja, pela ‘Lei da Ficha Limpa’, ele só estará elegível em 2026.

O CRIME – Sivaldo Dias Campos, ex-presidente do diretório do Partido dos Trabalhadores (PT) de Cuiabá, à época com 35 anos de idade, disputou as eleições de 2000 para o cargo de vereador por Cuiabá e saiu vitorioso.

Nicássio também concorreu pela sigla e ficou na terceira suplência do partido para a Câmara de Cuiabá. Contudo, em uma tentativa de “reduzir a fila” da suplência do partido, ele planejou a morte de Sivaldo, que uma semana após as eleições foi atacado por criminosos quando chegava em sua residência, levando dois tiros na cabeça.

FOTO: ACERVO PESSOAL/INSTAGRAN

FONTE REDAÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *