#FATO ou #FAKE: Tragédia no Rio Grande do Sul
1. Impostos sobre doações: #FAKE
Circula um vídeo nas redes sociais alegando que a Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul está retendo caminhões com doações para os desabrigados devido à falta de nota fiscal. No entanto, autoridades estaduais e federais afirmam que isso não procede. Não há bloqueio de doações e nenhum imposto está sendo cobrado sobre elas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) também negam tal prática.
2. Doações retidas em Lajeado: #FAKE
Um vídeo antigo, de setembro de 2023, voltou a circular, alegando que doações estavam sendo retidas para serem liberadas com a chegada do presidente Lula a Lajeado. Essa informação é falsa e já foi desmentida anteriormente. Na época, o presidente não estava no Brasil e quem visitou as cidades atingidas foi o vice-presidente Geraldo Alckmin. Além disso, em 2024, o presidente Lula já esteve em Lajeado antes do temporal que afetou o estado.
3. Starlink como única internet funcionando no RS: #FAKE
Uma publicação afirma que a única internet funcionando no Rio Grande do Sul é a Starlink. Isso também é falso. As principais operadoras de internet fixa e móvel do estado estão ativas e trabalhando para recuperar as redes afetadas pelas chuvas. O sindicato nacional das empresas de telefonia e serviço móvel celular e pessoal (Conexis) desmente a alegação, garantindo que as redes seguem operando na maior parte do estado e que medidas foram tomadas para permitir o acesso gratuito às redes disponíveis para todos os clientes ativos, independentemente da operadora.