A Prefeitura de Várzea Grande antecipou o pagamento do 13 salário do funcionalismo público, que foi realizado ontem, dia 18. No entanto, ao dar a notícia boa, deixou claro que a folha de dezembro pode não ser paga e culpa o governo do estado pelo possível prejuízo aos servidores.
Contrariando a normalidade, o Governo do Estado informou a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), que então comunicou as 141 cidades, que o repasse da última parcela do ICMS pertencente aos municípios somente será repassado no primeiro dia útil de 2025, ou seja, para as novas administrações.
Diferente do Governo Federal que agendou através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) o repasse do FPE – Fundo de Participação dos Estados, portanto, para o próprio Governo do Estado e do FPM – Fundo de Participação dos Municípios para todas as cidades, para o próximo dia 30 de dezembro, a Secretaria de Fazenda de Mato Grosso quer repassar o valor do ICMS devido aos municípios, apenas em 02 de janeiro.
O prefeito Kalil Baracat, derrotado nas últimas eleições, destaca que o não repasse da última parcela do ICMS que pertence as cidades, ou seja, o Estado que é apenas o agente arrecadador, se não for repassado neste ano, coloca em risco o pagamento dos salários de dezembro.
“Só neste mês de dezembro, Várzea Grande está pagando mais de 120 milhões em salários ao funcionalismo público, o que aquece a economia e fomenta as vendas de Natal e de Final de Ano, não apenas para os servidores públicos e suas famílias, bem como para o comércio e a indústria”, frisou Kalil Baracat.
FOTO: PREFEITURA DE VÁRZEA GRANDE
FONTE PREFEITURA DE VG