Segundo dados do Censo 2022, divulgados ontem (8), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso possui 58 favelas espalhadas em cinco municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Sinop e Cáceres.
Conforme os números, Cuiabá é a cidade com maior número de favelas no estado, 47, representando 11% da população. Já Várzea Grande contabiliza seis favelas e 3% da sua população, seguida por Rondonópolis com três comunidades, Sinop e Cáceres, cada cidade com uma comunidade.
No país, o Censo Demográfico 2022 encontrou 12.348 Favelas e Comunidades Urbanas no Brasil, onde viviam 16.390.815 pessoas, o que equivalia a 8,1% da população do país. Em 2010, foram identificadas 6.329 Favelas e Comunidades Urbanas, onde residiam 11.425.644 pessoas, ou 6,0% da população do país naquele ano.
Conforme os analistas do IBGE, esse aumento pode ser explicado também pelo aperfeiçoamento tecnológico na operação censitária e um maior conhecimento do território, melhorando a captação das informações sobre essa população no período intercensitário. A comparação dos resultados entre os dois Censos, para as Favelas e Comunidades Urbanas, deve considerar esse contexto e ser feita com cautela.
FOTO: IBGE
FONTE REDAÇÃO