O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), comemorou nesta semana a remoção de uma pichação com a palavra “todes” feita em um tapume metálico em frente à Praça Alencastro, a poucos metros do Palácio Alencastro, sede do gabinete do prefeito.
O grafite, em letras maiúsculas, surgiu dias após Brunini repreender a professora Maria Inês da Silva Barbosa, que utilizou o pronome neutro “todes” durante a 15ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá. A linguagem neutra é empregada para se referir a pessoas que não se identificam com os gêneros masculino ou feminino.
O caso ganhou repercussão nacional, provocando tanto apoio ao prefeito quanto críticas pela forma como ele lidou com a professora. A manifestação em grafite foi interpretada como uma afronta direta ao gestor, mas já foi apagada, gerando a reação de comemoração de Brunini.
O episódio reforça a polarização em torno do uso da linguagem neutra em espaços públicos e continua gerando debates sobre liberdade de expressão e respeito às identidades de gênero na Capital.