A reta final da 2ª edição do Encantos da Gastronomia de Cáceres se aproxima, são os últimos 13 dias para votar no finalista que será coroado como prato típico do município. O vencedor será anunciado na festa de encerramento do dia 01 de agosto, que acontecerá no Centro de Eventos ‘Maria Sophia da Silva Leite’, no município.
Disputam o título os pratos Maria Isabel por Abadia Helena de Jesus Silva, Carne Seca com Mandioca por Elisabete Duarte Antunes Dutra, e Filé de Pintado à Bororó por Felipe Américo Pereira Leite. A votação é online e pode ser feita pelo https://formulario.mt.senac.br/lead/vote-encantos-caceres.
O diretor Regional do Senac-MT, Edson Dahmer, conta que o projeto age como uma ferramenta de transformação turística regional.
“O projeto Encantos da Gastronomia tem se mostrado uma poderosa ferramenta de transformação turística regional para os municípios. Ele valoriza a culinária local, movimenta a economia, fortalece o turismo e dá visibilidade aos talentos da cidade. Em Cáceres, essa segunda edição reafirma como a gastronomia pode ser protagonista no desenvolvimento cultural e econômico da região”, explica.
O projeto Encantos tem a missão de impulsionar o turismo das cidades em que é realizado, por meio da gastronomia local, sendo um chamariz para quem visita. O concurso elege um prato, por votação popular, que se torna via lei municipal o prato típico da cidade.
A competição é realizada para pessoas físicas ou jurídicas, como restaurantes, bares, lanchonetes, buffets, empresas de catering e demais estabelecimentos relacionados à alimentação, desde que residentes ou estabelecidos na cidade de sua realização.
O Sistema S do Comércio é presidido pelo empresário José Wenceslau de Souza Júnior. A entidade é filiada à Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que está sob o comando de José Roberto Tadros.