Programa Agente Local de Inovação abre inscrições com bolsas de R$ 5 mil

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) está com inscrições abertas para o processo seletivo do Programa Agente Local de Inovação (ALI), uma das maiores iniciativas de incentivo à inovação e transformação empresarial do país. As bolsas oferecidas são de R$ 5 mil mensais, e as inscrições, que são gratuitas, seguem até 2 de novembro.

Ao todo, são mais de 100 vagas, entre imediatas e cadastro de reserva, distribuídas nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Alta Floresta, Cáceres, Barra do Garças, Primavera do Leste, Juína e Pontes e Lacerda.

Podem participar profissionais com ensino superior completo em qualquer área, interessados em atuar como Agentes de Inovação nas modalidades ALI Produtividade e ALI Ecossistemas Locais de Inovação.

Com mais de 15 anos de atuação em todo o país, o Programa ALI tem conectado bolsistas ao ambiente empreendedor, promovendo a inovação, o aumento de produtividade e o desenvolvimento sustentável. Em Mato Grosso, segundo a gestora estadual do programa, Mara Meire Marques, a iniciativa é reconhecida como uma das principais pontes entre o conhecimento acadêmico e o mercado.

“O ALI é uma oportunidade única para quem deseja crescer profissionalmente, aplicar metodologias inovadoras e contribuir para a evolução dos pequenos negócios e do ecossistema de inovação em Mato Grosso”, destaca a gestora Mara.

O bolsista atua diretamente com empresas e ecossistemas de inovação locais, aplicando métodos e ferramentas de gestão para aumentar a competitividade e o desempenho dos negócios e territórios.

As modalidades disponíveis do programa são:

·       ALI Produtividade: acompanhamento personalizado de micro e pequenas empresas para implementação de soluções inovadoras que aumentem a produtividade e os resultados.

·       ALI Ecossistemas Locais de Inovação: articulação estratégica entre empresas, governo, universidades e startups, fortalecendo o ambiente de inovação nos territórios.

Os selecionados iniciarão suas atividades em janeiro de 2026, com duração de até 30 meses na modalidade Produtividade e até 18 meses na modalidade Ecossistemas.

As inscrições podem ser realizadas gratuitamente AQUI.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *