Temporada 25/26: início de uma nova safra de soja exige entrega estratégica das sementes e proteção contra o calor extremo

Em Mato Grosso, empresa reforça o planejamento logístico, amplia venda de “sementes prontas” e garante potencial produtivo do insumo em meio às altas temperaturas

Os agricultores de Mato Grosso deram início a mais uma safra de soja, com previsão de que sejam cultivados mais de 13 milhões de hectares neste ciclo 25/26. Embora o plantio esteja liberado há cerca de um mês, desde o dia 7 de setembro, o ritmo de cultivo ainda é considerado lento, já que muitos produtores mato-grossenses ainda aguardam a regularidade das chuvas para colocar as plantadeiras em campo. De acordo com o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária, mesmo com o cultivo autorizado há 30 dias, apenas 15% da área foram semeados. Nesse cenário de expectativa, a chegada das sementes torna-se estratégica, principalmente porque a semeadura ocorre num momento em que a temperatura média no estado gira em torno dos 35 graus, em boa parte do dia, o que exige planejamento, cuidado e rapidez no transporte das sementes até as propriedades.

Com duas unidades de armazenamento e distribuição de sementes, localizadas em Campo Verde (MT) e Sorriso (MT), a Agro-Sol Sementes começou as operações de embarque no final de agosto e seguirá até o final de dezembro, alcançando propriedades em Mato Grosso, Goiás, Rondônia, Pará, Maranhão e Bahia. Para enfrentar as altas temperaturas, a empresa adota medidas rigorosas. As sementes ficam armazenadas, por cerca de nove meses, em ambientes refrigerados, com temperatura de 15 graus e umidade controlada entre 55% e 60%. No transporte até as fazendas, mantas térmicas protegem os bags da exposição solar e até mesmo as correntes de fixação existentes nas carretas são revestidas, o que evita danos às embalagens e garante a integridade das sementes. Uma frota de carretas, contratada exclusivamente para as entregas, opera inclusive aos fins de semana, assegurando agilidade no atendimento aos agricultores.

O planejamento logístico é conduzido por uma equipe dedicada. A área de Planejamento e Controle de Produção tem a responsabilidade de organizar rotas, otimizar cargas e assegurar que cada negociação seja atendida dentro do prazo e da necessidade do cliente. “Cada detalhe faz diferença. O capricho precisa estar presente em todas as etapas, da indústria até a fazenda. Controle de umidade, temperatura e manuseio adequado são fatores que asseguram o máximo potencial de germinação e vigor das sementes que nós oferecemos para cada produtor”, explica Eduardo Dallastra, CEO da Agro-Sol.

Expectativa, confiança e comodidade no campo

Na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, em Diamantino (MT), a família Cardoso cultiva soja com sementes da Agro-Sol há mais de dez safras. Para o agricultor William Martins Cardoso, a chegada das cargas de sementes traz tranquilidade para começar um novo ciclo. “A confiança é grande. Já estamos há muitas safras como parceiros e agora, com as sementes no barracão, é hora de fazer o serviço correto de plantio para alcançar a melhor média de produtividade possível”, destaca o produtor rural.

Outro diferencial da empresa nesta safra é o aumento da procura por “sementes prontas”, que são as sementes recobertas com tratamentos industriais completos. Mais da metade do volume comercializado pela Agro-Sol corresponde às sementes que saem da indústria preparadas com defensivos na medida certa para enfrentar possíveis pragas e doenças que atingem as lavouras em estágios iniciais, principalmente. Essas sementes atendem ao conceito “Abra e Plante”, como explica Eduardo Dallastra: “A aquisição da semente tratada traz comodidade e qualidade ao agricultor. Ele não precisa realizar o tratamento na fazenda e tem tranquilidade de que o produto foi recoberto de maneira uniforme. A equipe da fazenda economiza tempo e já pode colocar a semente direto na plantadeira, assim que recebê-la”, explica Dallastra.

Sobre a Agro-Sol
A Agro-Sol Sementes atua há mais de 25 safras no mercado de produção de sementes de soja, com foco em inovação, qualidade e resultados para o produtor rural. A empresa oferece portfólio diversificado de cultivares adaptadas ao Cerrado e se consolida como referência em sementes de soja, sempre com investimentos em treinamento de equipes, tecnologia, processos de qualidade e logística diferenciada. Em 2025, a Agro-Sol conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o selo de certificação GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *