A Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) aumentou significativamente os investimentos em publicidade digital no último ano. Desde janeiro, foram aplicados R$ 69 milhões, valor 110% superior aos R$ 33 milhões gastos no mesmo período de 2024. A reportagem é do G1.
A estratégia da Secom tem foco em influenciadores digitais, buscando alcançar públicos fora do tradicional campo petista. Segundo a reportagem, a iniciativa começou em julho deste ano, após um primeiro semestre marcado por notícias negativas, como a crise do PIX, a alta nos preços de alimentos e o escândalo do INSS.
Em 2024, quando a Secom era comandada pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), 13,76% da verba publicitária foi destinada à comunicação digital. Sob gestão de Sidônio Palmeira, assumida em janeiro, o percentual subiu para 25% do orçamento total. Antes, havia maior investimento em rádio regional e televisão.
Além da internet, o cinema também registrou crescimento expressivo nos investimentos, subindo 93%, de R$ 1,1 milhão para R$ 2,1 milhões, aproveitando a onda do cinema nacional, que conquistou um Oscar pelo filme “Ainda Estou Aqui”.
A Secom não contrata influenciadores diretamente. Eles são selecionados pelas quatro agências publicitárias contratadas pelo Planalto e recebem, em média, R$ 20 mil por campanha.
Conforme G1, seria inviável contratar grandes nomes como Felipe Neto, Virgínia ou Whindersson Nunes. Em vez disso, a escolha recai sobre “influenciadores médios”, com público segmentado e capacidade de dialogar com cidadãos de centro e centro-direita, na visão do governo.
Algumas ações incluem integrantes do governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, respondendo a perguntas de influenciadores ligados ao mercado financeiro.
Outras iniciativas buscam fortalecer o engajamento da base petista, como postagens da influenciadora Laura Sabino, com seguidores majoritariamente de esquerda.
Os nomes dos influenciadores são propostos pelas agências e avaliados pelo Palácio do Planalto antes da veiculação. Em uma ação de destaque, o apresentador João Kleber, famoso pelo quadro “Teste de Fidelidade”, interagiu com moradores do calçadão de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, questionando se os entrevistados eram fiéis ao Brasil. (Foto: EBC; Fonte: G1)