CAA/MT lança Escuta Legal, programa de saúde mental para a advocacia

Durante a cerimônia de entrega de carteiras da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), realizada nesta terça-feira (07), a Caixa de Assistência dos Advogados de Mato Grosso (CAA/MT) apresentou o Escuta Legal, programa dedicado ao cuidado com a saúde mental da advocacia. Estiveram presentes no lançamento a vice-presidente Thaís Brazil, o Tesoureiro Vinícius Tanaka e as Diretoras Roberta de Arruda e Renata Cintra.

“Hoje, a Caixa de Assistência, juntamente com a OAB-MT, tem a alegria de lançar o programa Escuta Legal. Esse projeto está sendo construído desde dezembro e surgiu de uma preocupação real com a saúde mental da nossa classe. Muitas vezes usamos grupos de WhatsApp para desabafar sobre nossas dificuldades, ansiedades e medos. E perceber que outros colegas passam por situações semelhantes nos ajuda a nos sentir mais conectados, mais compreendidos e unidos”, destacou Thaís Brazil, vice-presidente da CAA/MT.

A iniciativa consiste em rodas de conversa temáticas, quinzenais e virtuais, mediadas pela psicóloga Débora Bianchin. Os encontros abordam situações do cotidiano da profissão, como ansiedade antes de sustentações orais, medo de errar em audiências, inseguranças na relação com clientes e outros desafios emocionais enfrentados pelos profissionais.

“Com essa percepção, a Caixa de Assistência já oferecia atendimento psicológico por telemedicina, além dos convênios existentes. Mas, ao conversar com a Dra. Débora, entendemos que nem todos estão prontos para um processo terapêutico tradicional. Além disso, em sessões de terapia, discutimos situações muito específicas da advocacia, um agravo de instrumento, um protocolo às 23h30 com o PJE instável, que talvez o psicólogo não compreenda completamente. É justamente pensando nesses desafios que nasceu o Escuta Legal”, explicou Thaís.

O programa integra um conjunto de ações da CAA/MT que visam apoiar o bem-estar e a formação ética e profissional dos advogados e estagiários, fortalecendo a rede de apoio e incentivando a prática de cuidados preventivos com a saúde mental.

“Nosso objetivo é criar um espaço seguro, onde possamos compartilhar experiências, aprender instrumentos psicológicos efetivos e fortalecer nossa caminhada profissional. Convidamos todos e todas para participarem. Essa é mais uma ação da Caixa de Assistência, em parceria com a OAB, pensando no bem-estar, na saúde mental e no melhor exercício da nossa advocacia”, finalizou a vice-presidente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *