Operação Sisamnes: Lobista acusado de manipular sentenças volta a ser foco da PF

 

A Polícia Federal deu continuidade nesta sexta-feira (03) à Operação Sisamnes em Primavera do Leste, com foco em Andreson de Oliveira Gonçalves, acusado de atuar em um esquema de venda de sentenças envolvendo tribunais de todo o país, incluindo o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ).

O caso ganhou repercussão após o assassinato do advogado Roberto Zampieri, em Cuiabá, em dezembro de 2023. A partir da análise do celular do advogado, a Polícia Federal identificou a existência de um complexo esquema que teria envolvido até desembargadores do TJMT. Como consequência, os desembargadores João Ferreira Filho e Sebastião de Moraes Filho estão afastados da Corte desde agosto de 2024.

Andreson já havia sido preso em novembro de 2024 em outra fase da Operação Sisamnes e cumpriu pena em ala de segurança máxima da Penitenciária Central do Estado (PCE). Posteriormente, foi transferido para o presídio federal de Brasília. Em julho, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin determinou a prisão domiciliar do lobista, com uso de tornozeleira eletrônica, devido a problemas de saúde que resultaram na perda de 30 kg enquanto estava na cadeia.

A nova fase da operação reforça o acompanhamento das autoridades federais sobre o esquema e a investigação de todos os envolvidos na venda de decisões judiciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *