Mineradoras da Baixada Cuiabana assinam protocolo inédito de ouro sem mercúrio

LANÇAMENTO EXPOMINÉRIO

Assinatura realizada no lançamento da 3ª Expominério marca avanço histórico para certificação, rastreabilidade e selo verde do metal mato-grossense

BS COMUNICAÇÃO | Assessoria de Imprensa da Expominério

O lançamento da Expominério 2025, realizado na noite desta quinta-feira (25.09) em Santo Antônio de Leverger, foi palco de um movimento inédito no Brasil: mineradoras da Baixada Cuiabana assinaram um protocolo que elimina o uso de mercúrio no processo de extração de ouro. A iniciativa, articulada pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), representa um marco histórico para o setor no Brasil, ao abrir caminho para a produção de ouro rastreável, certificado e com selo verde de responsabilidade socioambiental.

O diretor e presidente da Comissão de Mineração do Ouro do IBGM, Roberto Cavalcante, destacou que a medida responde a um anseio global por práticas sustentáveis.

“Esse protocolo é inédito e nasce em Mato Grosso, fruto da mentalidade empreendedora dos mineradores da Baixada Cuiabana. Estamos garantindo que o consumidor, no Brasil e no exterior, tenha acesso a joias produzidas com ouro certificado, que não vem de áreas de conflito, terras indígenas ou unidades de conservação, e que não traz os riscos ambientais e à saúde associados ao mercúrio”, afirmou.

A ação também está alinhada à Convenção de Minamata, tratado internacional do qual o Brasil é signatário e que prevê a eliminação gradual do mercúrio.

“O ouro certificado só é possível sem a presença desse metal pesado, que muitas vezes entra no país de forma ilegal. A Expominério tem a grandeza de trazer esse debate, mostrando que o setor está comprometido em avançar para um modelo limpo e inovador”, completou Cavalcante.

O embaixador da Expominério, Valdinei Mauro de Souza, reforçou que a decisão fortalece a credibilidade da mineração da região.

“Nós, que começamos como garimpeiros, hoje mostramos que é possível crescer de forma sustentável. Há um ano conseguimos eliminar 100% do mercúrio em algumas operações, e agora estamos formalizando esse avanço para todo o setor da Baixada Cuiabana. Esse é um passo que nos coloca no cenário mundial”, declarou.

O evento contou ainda com a presença do embaixador da Indonésia no Brasil, Edi Yusup, que ressaltou o potencial de cooperação internacional em mineração. Traduzido pela cônsul honorário da Indonésia, Isadora Coimbra, o embaixador Yusup lembrou que a parceria entre Brasil e Indonésia já é consolidada em outros minerais e pode se expandir para o ouro.

“Queremos compartilhar experiências em mineração sustentável, reduzir custos e minimizar impactos ecológicos. Há muito espaço para cooperação entre a Indonésia e o Mato Grosso. Pretendemos trazer empresas para a Expominério e convidamos os mineradores da região a visitarem a Indonésia em outubro”, disse o diplomata.

Filho e neto de garimpeiros, um dos organizadores da Expominério, Disney de Paula, a assinatura do protocolo é a prova da maturidade do setor.

“Hoje, a Expominério mostra ao Brasil e ao mundo que a mineração mato-grossense tem números expressivos e potencial para liderar o futuro. Foram quase R$ 100 milhões arrecadados pela taxa da mineração entre 2023 e 2024 e contamos com 40 mil garimpeiros ativos. A assinatura desse protocolo consolida nosso compromisso com uma mineração moderna, transparente e sustentável”, afirmou.

Entre os números que demonstram a força do setor, Disney citou ainda que Peixoto de Azevedo responde por cerca de 4% da produção nacional de ouro e que as exportações brasileiras somaram US$ 2,7 bilhões no primeiro semestre de 2024, um crescimento de mais de 60% em relação ao ano anterior.

Também participaram da abertura da Expominério, o presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi, os desembargadores Orlando Perri e Helena Maria Bezerra, as prefeitas de Santo Antonio de Leverger, Francieli Magalhães de Arruda; e de Jaciaria, Andréia Wagner; e o prefeito de Nobres, José Domingos Fraga; além do presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Sílvio Rangel; e representantes do setor produtivo, pesquisadores, empresários e estudantes.

Expominério 2025

A Expominério 2025 será realizada em Cuiabá de 26 a 28 de novembro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e se consolida como o maior evento de mineração do Centro-Oeste. O evento é uma realização da DPH e tem como patrocinador oficial o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC-MT); patrocinadores Ródio: Federação das Cooperativas de Mineração de Mato Grosso – FECOMIN, Fomentas Mining Company; patrocinadores Diamante: Nexa Resources e Keytone; patrocinadores Ouro: Salinas Gold Mineração, Rio Cabaçal Mineração e Aura Apoena. Mais informações www.expominerio.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *