Projeto de anistia deve beneficiar Bolsonaro e relator promete texto de consenso

O deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), relator do projeto de anistia em discussão na Câmara, afirmou nesta quarta-feira (24) que a proposta também contemplará o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Bolsonaro vai ser beneficiado por isso. Não tem como fazer um projeto que beneficia todo mundo e deixe alguém de fora”, declarou, após uma série de reuniões com diferentes bancadas.

Segundo o parlamentar, o texto não trará menções individuais, mas garantirá que todos os condenados por tentativa de golpe de Estado estejam incluídos nas mesmas condições. “Eu não estou tratando de pessoa especificamente, vai ser incluído a todos”, reforçou.

Paulinho se reuniu com representantes do PT, PSDB, União Brasil e Progressistas para articular um consenso. A expectativa é que a proposta seja votada na próxima semana. Ele adiantou que o parecer deve caminhar no sentido da redução das penas, e não da “anistia ampla” defendida pela oposição.

O líder do PP na Câmara, deputado Dr. Luizinho (RJ), pediu que o projeto seja construído em conjunto com o Senado. “O Senado Federal já havia sinalizado, há cinco ou seis meses, que apresentaria um texto de redução de penas, mas isso não avançou”, lembrou.

O relator concordou que a harmonia entre as duas Casas é essencial: “Não dá para pacificar o país se a Câmara e o Senado estão em guerra.”

Paulinho da Força tem chamado o projeto de “PL da Dosimetria”, numa tentativa de suavizar a polêmica em torno do termo “anistia”. O texto busca pacificar o ambiente político ao propor anistia e redução de penas para os condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *