
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de três produtos no Brasil por riscos à saúde. A medida atinge o Café Torrado e Moído Extraforte e Tradicional da marca Câmara, o suplemento Whey Isomix Definition da marca Proteus e toda a linha de alimentos e suplementos da Axis Nutrition Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
No caso do Café Câmara, um laudo do Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro identificou fragmentos semelhantes a vidro no lote nº 160229. Além disso, verificou-se que as embalagens indicavam fabricantes inexistentes ou irregulares. A Anvisa orienta que o produto não seja consumido.
O Whey Isomix Definition teve a venda suspensa após a verdadeira detentora da marca informar que a produção havia sido encerrada no início de 2024 e que não possui vínculo com a fabricante indicada nas embalagens encontradas no mercado.
Já a Axis Nutrition apresentou diversas falhas de segurança na produção, incluindo ausência de responsável técnico, falta de rastreabilidade de matérias-primas, controle de qualidade deficiente da água e inexistência de estudos de estabilidade dos produtos. Com isso, toda a linha de suplementos e alimentos da marca foi proibida.
A Anvisa reforça a importância de adquirir produtos de marcas reconhecidas, verificar a validade e as condições de armazenamento dos alimentos e suplementos.