Vereadores ausentes: presidente Paula Calil implementa mudanças no regimento interno

A sessão da Câmara Municipal de Cuiabá desta terça-feira (23) terminou antes do previsto, deixando o plenário quase vazio. Dos 27 vereadores eleitos, apenas 8 permaneceram para os trabalhos, enquanto outros se afastaram para um “cafezinho”, segundo a presidente da Casa, Paula Calil (PL).

Diante da situação, Calil anunciou mudanças no regimento interno. A partir de agora, a restrição para falar no pequeno expediente ocorrerá logo após o hino, e no grande expediente, imediatamente após a tribuna livre. A medida visa garantir quórum mínimo para o andamento das sessões e para a deliberação das matérias em pauta.

Na Câmara de Cuiabá, é necessário o comparecimento de 14 vereadores para que as sessões possam prosseguir legalmente. A sessão desta terça começou às 9h07, mas precisou ser encerrada às 10h29, após pouco mais de uma hora e meia de trabalhos, limitando-se às tribunas livres.

Para compensar o que não foi votado, uma sessão extraordinária será realizada na quinta-feira (25), no período da tarde, para apreciar todas as matérias previstas para esta terça.

“Vamos substituir a sessão de hoje e fazer uma nova sessão extraordinária na quinta-feira para apreciarmos as pautas do dia”, explicou a presidente.

Com o novo ajuste no regimento, Paula Calil espera evitar ausências e garantir a ordem do dia, mantendo o funcionamento da Câmara sem surpresas inesperadas – e, claro, com quórum suficiente para as votações.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *