Após encontro relâmpago na ONU, Lula articula diálogo com Trump

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, revelou nesta terça-feira (23), em Nova York, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ex-presidente norte-americano Donald Trump devem conversar na próxima semana. A reunião, segundo o chanceler, pode ser realizada de forma remota, devido à intensa agenda de compromissos de Lula.

O primeiro contato entre os dois ocorreu nos bastidores da Assembleia Geral da ONU. Vieira relatou que o encontro durou cerca de 20 segundos, quando Lula se despedia do palco e cruzou com Trump em uma sala reservada. “O presidente Lula disse que eles deveriam se encontrar e conversar. Espero que os presidentes possam conversar. Talvez não seja possível pessoalmente, mas haverá uma forma”, explicou o ministro em entrevista à jornalista Christiane Amanpour, da CNN Internacional.

Em seu discurso, Trump também mencionou a troca de cumprimentos, elogiou a postura de Lula e destacou a “excelente química” entre eles, confirmando a intenção de manter uma conversa mais longa.

Vieira reforçou que o Brasil preserva sua tradição diplomática de diálogo e negociação, mas ressaltou limites. “Estamos prontos para discutir tarifas, mesmo que ilegais dentro da OMC. A única coisa que não podemos discutir é a soberania e a separação entre poderes”, declarou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *