O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), divulgou um comunicado na noite desta quarta-feira (17) para desmentir uma reportagem publicada pela Folha de S. Paulo.
Segundo o jornal, o Centrão teria fechado um acordo com uma ala do STF para manter o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em prisão domiciliar, reduzir sua pena e rejeitar a possibilidade de anistia.
Moraes classificou a informação como “totalmente inverídica” e reforçou que a atuação do Supremo segue estritamente a lei.
“O ministro Alexandre de Moraes, relator dos casos sobre a tentativa de golpe de Estado no Brasil, desmente a reportagem da Folha de S. Paulo, que traz afirmações totalmente inverídicas sobre um fantasioso acordo. O STF não faz acordos. O STF aplica a lei e as sanções devidamente impostas pela Primeira Turma da Corte, após o devido processo legal”, diz a nota.
A manifestação ocorre em meio às discussões no Congresso sobre projetos de anistia a condenados pelos atos golpistas de 2022, que podem afetar diretamente a situação de Bolsonaro.