Nesta quinta-feira (18), Anitta usou suas redes sociais para se posicionar contra a polêmica PEC da Blindagem, aprovada na Câmara dos Deputados, que pode restringir a responsabilização de parlamentares por crimes.
Anitta publicou no Instagram: “Vamos ficar atentos para mais esse desserviço na nossa política”. A cantora reforçou seu alerta com uma imagem em que se lia: “PEC da Bandidagem NÃO. Senadores, contamos com vocês”, lembrando que o texto agora segue para votação no Senado.
A PEC foi aprovada em primeiro turno por 353 votos a favor e 134 contra e, caso seja sancionada, mudará regras sobre prisões e processos de deputados e senadores, restringindo prisões em flagrante e determinando que a abertura de ações penais dependa de autorização do Congresso, que teria até 90 dias para avaliar cada caso.
Nos últimos anos, Anitta tem usado sua visibilidade para discutir pautas políticas e incentivar a participação dos jovens, enquanto Pabllo Vittar, que cresceu em assentamento do MST, mantém um histórico de posicionamentos à esquerda e já enfrentou ataques e fake news de figuras políticas de direita.
O posicionamento das duas artistas rapidamente ganhou repercussão entre milhões de seguidores, mostrando que a política também passa pelo universo pop.