O deputado federal José Medeiros (PL) criticou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que por 4 votos a 1 condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) à prisão. Para o parlamentar, a sentença confirma o viés político da Corte e apenas a anistia pode salvar a democracia brasileira.
“Novidade zero essa sentença, porque o tempo inteiro fizeram esse arrazoado de relatórios recheados de zero legislação, zero jurisprudência, fundamentados em opiniões e achismos, narrados com muita emoção, por bate-latas e vivandeiras do governo Lula”, afirmou.
Segundo Medeiros, o julgamento de Bolsonaro “escancara” o que o Supremo tem feito no Brasil: “rasgar a Constituição” e agir conforme interesses próprios. Ele considera ainda que o voto do ministro Luiz Fux evidenciou o caráter político do processo.
Por esse motivo, o deputado defende a aprovação da anistia como essencial para que o Brasil retome o caminho da legalidade e da segurança jurídica.
“Na próxima terça-feira [16] a gente começa a discutir a anistia para acabar com essa brincadeira. A anistia é o último suspiro da democracia no Brasil. O maior líder político do país foi deixado inelegível sem motivo. Até hoje não há prova de que Bolsonaro convocou ato antidemocrático. É tudo farsa e perseguição política”, concluiu o deputado.