O VII Congresso de Reestruturação e Recuperação Empresarial de Mato Grosso – 2025 começou na noite desta quarta-feira (3), no espaço Allure, em Cuiabá. O evento reúne juristas, magistrados, advogados, empresários e ministros de todo o país para discutir estratégias e práticas voltadas à preservação de empresas, empregos e fortalecimento da economia.
A presidente da OAB-MT, Gisela Cardoso, abriu oficialmente o encontro, lembrando que a primeira edição, em 2019, reuniu 150 participantes. “É uma alegria chegarmos hoje, sete anos depois, com profissionais de diversas áreas debatendo a recuperação de empresas. Este congresso reafirma o compromisso da OAB-MT em buscar soluções jurídicas responsáveis e humanas”, afirmou.
Aline Barini, presidente da CELFRE-MT, reforçou a relevância técnica e prática do evento. “Organizamos este congresso para proporcionar uma imersão qualificada, traduzindo a complexidade jurídica em soluções concretas que impactam empresas, colaboradores e sociedade. No primeiro trimestre de 2025, o número de empresas em recuperação judicial no Brasil subiu 6,9%. Entre as que superaram a crise, 80% retomaram suas atividades”, explicou.
Representando os conselheiros federais da OAB-MT, Breno Miranda destacou o crescimento do congresso. “É motivo de orgulho ver a continuidade e a força que este evento conquistou, tornando-se um dos principais do Brasil na área de recuperação empresarial”, disse.
A desembargadora Anglisey Solivan de Oliveira, vice-diretora da Esmagis-MT, representando o presidente do TJ-MT, José Zuquim, enfatizou que a compreensão do direito da insolvência exige formação contínua. “O congresso reforça a responsabilidade de magistrados, advogados e administradores judiciais em buscar processos justos, eficientes e capazes de gerar esperança em dias melhores”, afirmou.
O evento contou com a participação de Max Ferreira Mendes, Vinicius Tanaka, Ussiel Tavares, Juiz Marcelo Morgado, Jaquelini Cherulli, Bruno Casagrande, promotor Marcelo Caetano Vacchiano, Eduardo Lustosa e o juiz Márcio Aparecido Guedes, demonstrando a força institucional do congresso.
Programação segue até sexta-feira
O congresso continua até o dia 5 de setembro, das 8h30 às 18h, com palestras, painéis e debates que prometem movimentar a cena jurídica e empresarial em Mato Grosso e no Brasil.