“Não é motivo de festa”, diz Lúdio sobre julgamento histórico do 8 de janeiro

 

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) defendeu que os responsáveis pelos atos de 8 de janeiro de 2023 sejam punidos de forma exemplar. A declaração foi feita nesta quarta-feira (3), quando ele foi questionado sobre o julgamento do chamado “núcleo crítico” no Supremo Tribunal Federal (STF), que envolve o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e generais aliados acusados de tentativa de golpe de Estado.

“É a primeira vez na história do Brasil que um ex-presidente da República está sendo julgado por uma tentativa de golpe. Também é a primeira vez que generais estão no banco dos réus e todos com amplo direito de defesa, com respeito ao devido processo legal”, destacou o parlamentar.

Lúdio ressaltou que o resultado precisa refletir a gravidade do episódio, incluindo o suposto planejamento de assassinato do presidente eleito, do vice-presidente e de ministros da Suprema Corte. “Aqueles contra quem não haja provas devem ser inocentados”, afirmou.

Sobre atos da militância de esquerda durante o julgamento, o petista ponderou: “Não temos que fazer festa para comemorar. Precisamos virar de vez essa página triste da nossa história e focar em pautas importantes para o país”.

O julgamento no STF

A Primeira Turma do STF analisa a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Bolsonaro, acusado de comandar uma organização criminosa para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2023. Os crimes atribuídos incluem tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, associação criminosa e dano qualificado contra a União.

O prazo para o julgamento termina em 12 de setembro. Caso seja condenado, o ex-presidente poderá cumprir mais de 40 anos de prisão. Atualmente, Bolsonaro já está em prisão domiciliar por descumprimento de medidas cautelares. O processo tem repercussão internacional e é considerado histórico para a democracia brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *