Lançamento da 1ª Edição da Revista “Geologia em Foco” Marca os 50 Anos do Curso de Geologia da UFMT

 

No dia 25 de setembro de 2025, às 19h, o Crea-MT será palco de um evento histórico para o setor geológico de Mato Grosso. O Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (Singemat) realiza o lançamento da primeira edição da revista Geologia em Foco, que celebra, com grande destaque, os 50 anos do curso de Geologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Com uma abordagem inovadora e rica em informações, a publicação apresenta um panorama abrangente sobre a geologia de Mato Grosso, revelando a importância do estado como um polo de relevância na área. Entre os temas centrais, estão a diversidade de fósseis encontrados em Mato Grosso, a rica formação do mármore local, e o papel fundamental da Agência Nacional de Mineração (ANM-MT) na regulamentação e segurança das atividades mineradoras no estado.

Além disso, a revista traz à tona os trabalhos desenvolvidos por diversas entidades geológicas que atuam no estado, demonstrando o engajamento e a relevância das instituições para o desenvolvimento da Geologia em Mato Grosso.
Sinvaldo Gomes de Morais, presidente do Singemat, destaca a importância do evento e da revista para o fortalecimento da geologia no estado: “Este é um marco para nossa profissão e para o estado de Mato Grosso. Celebrar os 50 anos do curso de Geologia da UFMT é um reconhecimento ao papel fundamental que a universidade e seus profissionais desempenham no desenvolvimento da geociência no Brasil. A revista Geologia em Foco é um veículo de conhecimento e de integração, que visa a divulgar as potencialidades geológicas de Mato Grosso e a importância da nossa atuação no setor mineral e ambiental.”

O evento promete ser uma grande oportunidade para profissionais, acadêmicos e entusiastas da área geológica se conectarem, discutirem tendências e celebrarem as conquistas de um dos cursos mais tradicionais da UFMT. O lançamento será uma vitrine para os avanços da geologia no estado e uma forma de fortalecer ainda mais a visibilidade de Mato Grosso no cenário nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *