Você aceitaria uma proposta de casamento ou promessa milionária feita por uma celebridade em uma rede social? Foi acreditando nesse tipo de ilusão que uma idosa gaúcha caiu em um golpe do amor e perdeu R$ 26 mil para criminosos que se passavam pelo empresário Elon Musk.
De acordo com levantamento divulgado pelo UOL, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul já identificou cerca de 70 registros semelhantes no estado. O delegado Ajaribe Rocha Pinto, da 10ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, explica que os casos estão espalhados por diferentes regiões e seguem um padrão: perfis falsos em redes sociais se apresentam como Musk, conquistam a confiança das vítimas com declarações amorosas e depois passam a pedir transferências em dinheiro sob as mais variadas justificativas.
Entre os relatos, há pedidos para pagar taxas alfandegárias, liberar presentes de alto valor ou até abastecer supostos jatinhos. Em Goiás, uma idosa de 69 anos chegou a transferir R$ 150 mil e cogitou vender a própria casa para atender às demandas do falso empresário. Em outro caso, no Paraná, uma mulher de 79 anos comprou cartões Apple acreditando que o bilionário era dono da empresa.
A polícia alerta que se trata da ação de quadrilhas internacionais, muitas vezes com contatos originados da Nigéria. A recomendação é desconfiar de promessas irreais e interromper qualquer contato suspeito, além de reunir provas e registrar ocorrência.