Sargento Joelson é autorizado a retornar ao mandato na Câmara de Cuiabá

O vereador Sargento Joelson (PSB) poderá retornar ao mandato na Câmara de Cuiabá após a Quarta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) conceder, por dois votos a um, um habeas corpus parcial. O parlamentar estava afastado há quatro meses por decisão judicial relacionada à investigação de suposta propina.

O julgamento ocorreu no dia 26 de agosto, seguindo o voto do relator, desembargador Juvenal Pereira da Silva, acompanhado pelo desembargador Lídio Modesto da Silva Filho. Apenas o desembargador Hélio Nishiyama votou contra o retorno de Joelson ao mandato.

A defesa do vereador protocolou o recurso no dia 30 de julho, contestando a decisão da juíza Edna Erdeli Coutinho, do Núcleo de Inquéritos Policiais (Nipo), que afastou Joelson e o vereador Chico 2000 (PL) em 29 de abril. Entre os pedidos da defesa estavam a revogação de medidas cautelares, como bloqueio e sequestro de bens, além da retomada do exercício do mandato.

Com a decisão, Chico 2000 poderá solicitar extensão do benefício após a publicação oficial da decisão e ainda aguarda julgamento de recurso na Quinta Turma do STJ, previsto para 3 de setembro.

Operação Perfídia

Segundo as investigações, Sargento Joelson teria negociado, com aval de Chico 2000, R$ 250 mil em propina para aprovar projeto que autorizava a renegociação de dívidas da prefeitura, beneficiando empresas como a HB20 Construções. Áudios e mensagens trocadas são parte das provas analisadas pela Justiça.

A reportagem tenta contato com os advogados dos parlamentares para posicionamento oficial.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *