Operação Sentinelas cumpre 70 mandados em Primavera do Leste contra facção ligada ao tráfico

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou nesta sexta-feira (29) a segunda fase da Operação Sentinelas, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá), com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável pelo tráfico de drogas e pela imposição de controle territorial na cidade. Ao todo, são cumpridos 70 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, buscas domiciliares e medidas cautelares diversas.

Segundo a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) local, foram expedidos 20 mandados de prisão preventiva, 35 de busca e apreensão e 15 medidas cautelares como uso de tornozeleira eletrônica. Mais de 100 policiais civis participam da operação, envolvendo equipes da Diretoria Metropolitana, Diretoria de Atividades Especiais (DAE) e Diretoria do Interior.

A investigação, iniciada em novembro de 2024 após a Operação Dupla Aliança, identificou ao menos 70 integrantes do grupo, que atuava de forma hierarquizada. A facção controlava “lojinhas” de venda de drogas, distribuía entorpecentes, cobrava taxas de traficantes locais e mantinha um sistema de vigilância em tempo real contra ações policiais, com a atuação de “olheiros”.

As análises de celulares apreendidos revelaram uso de linguagem própria, registros de membros e orientações para destruir aparelhos em caso de abordagem. Pelo menos 36 integrantes foram identificados como responsáveis diretos por administrar pontos de venda e cobrar taxas de traficantes, muitos deles com extenso histórico criminal.

De acordo com o delegado Rodolpho Bandeira, responsável pelo caso, o objetivo é enfraquecer a estrutura criminosa: “Atingimos desde a liderança até os membros responsáveis pela execução das atividades ilícitas”.

A ação faz parte do programa Tolerância Zero, do Governo de Mato Grosso, voltado ao combate sistemático às facções criminosas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *