O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), voltou atrás e pediu desculpas pelas declarações polêmicas que fez contra a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na última semana. Em vídeo divulgado em seu Instagram neste sábado (23), o gestor reconheceu que se excedeu e afirmou que não deveria ter atacado a instituição.
“Não é bom eu atacar uma instituição como a UFMT chamando de bosta. Não é bom. A minha opinião pessoal, a minha insatisfação, minha lamentação, não precisa ser exposta dessa forma e nem usar as palavras como usei”, declarou.
A fala de Abilio ocorreu após ele criticar o desempenho de alunos da rede estadual de ensino, relatando que alguns não sabiam responder a uma conta simples, como 4×4. Na ocasião, em tom de indignação, o prefeito chamou a UFMT de “uma bosta”, o que gerou forte repercussão negativa.
Na retratação, o gestor justificou que o comentário foi motivado por sua insatisfação com a “militância política” dentro da universidade, mas reconheceu que errou na forma de se expressar.
“Chamar a Universidade Federal de bosta vai contra o que acredito da própria universidade. Sou um deputado de direita que mais mandou emenda para a UFMT. Só que eu estava muito chateado no momento daquela entrevista por causa da militância que se faz dentro da própria instituição”, completou.