Rússia lança maior ataque aéreo contra a Ucrânia desde julho, com dezenas de mortos e feridos

Enquanto o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebia o ucraniano Volodymyr Zelensky e líderes europeus na Casa Branca na segunda-feira (18), a Rússia realizou o ataque aéreo mais pesado contra a Ucrânia desde julho.

Segundo a Força Aérea ucraniana, Moscou lançou 270 drones e 10 mísseis durante a madrugada desta terça-feira (19). Quatro mísseis e 16 drones conseguiram atravessar as defesas aéreas do país. O saldo até a manhã foi de oito mortos e 54 feridos em diferentes regiões.

Na região de Donetsk, cinco pessoas perderam a vida em cidades atrás das linhas de frente. Já em Zaporizhzhia, três pessoas morreram e 33 ficaram feridas, de acordo com autoridades militares locais. Há ainda registros de civis atingidos em Kharkiv, Kherson, Dnipropetrovsk e Nikopol.

Além das vítimas, os ataques deixaram ao menos 1.471 residências e 119 empresas sem energia elétrica na região de Poltava, no nordeste da Ucrânia. O administrador militar local, Volodymyr Kohut, classificou a ofensiva como um “ataque massivo”.

Conflito sem trégua

A guerra teve início em fevereiro de 2022, quando a Rússia lançou a invasão em larga escala da Ucrânia. Desde então, Moscou ocupa cerca de um quinto do território vizinho e reivindica a anexação das regiões de Donetsk, Luhansk, Kherson e Zaporizhzhia.

Mesmo diante da pressão internacional, o Kremlin mantém seus objetivos de guerra e intensifica ataques aéreos. Já a Ucrânia, por sua vez, vem realizando operações cada vez mais ousadas em solo russo, com o objetivo de enfraquecer a infraestrutura militar de Moscou.

Embora ambos os lados neguem ter civis como alvo, milhares de ucranianos já perderam a vida. Estima-se também que dezenas de milhares de soldados tenham morrido desde o início da guerra, embora números oficiais de baixas militares não sejam divulgados.

Os Estados Unidos calculam que 1,2 milhão de pessoas já tenham sido mortas ou feridas no conflito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *