O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso, lançou nesta segunda-feira (18) o projeto Diálogos com as Juventudes, em Cuiabá. A Escola Estadual Liceu Cuiabano foi escolhida para sediar a primeira edição da iniciativa, que busca aproximar estudantes do ensino médio de escolas públicas de temas como direitos humanos, acesso à justiça, igualdade, combate à violência doméstica, racismo estrutural, arte, cultura e tecnologia.
“É uma oportunidade de falar sobre valores, como integridade, idealismo e desejo de progredir. A educação, sobretudo a básica, é a coisa mais importante na vida do país”, afirmou Barroso durante a palestra de lançamento do projeto-piloto, em Cuiabá.
A presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados (AMAM), juíza Jaqueline Cherulli, coordenou a organização do evento em Mato Grosso. “Recebemos com alegria a notícia de que o Estado foi escolhido para o projeto-piloto. Todo juiz tem um perfil ligado à sociedade e isso contribui para uma imagem renovada do Judiciário”, disse.
O governador Mauro Mendes destacou a importância do programa na formação de futuras lideranças. “É fundamental que esse caminho seja trilhado por valores. O Liceu Cuiabano já formou grandes nomes e continuará formando outros”, afirmou.
O secretário estadual de Educação, Alan Porto, avaliou a iniciativa como um “divisor de águas” para a comunidade escolar. O diretor da unidade, Lucas Vaz, lembrou que o Liceu Cuiabano, primeira escola pública de Mato Grosso, já formou mais de 150 mil trabalhadores, além de personalidades como o ex-presidente Eurico Gaspar Dutra e Marechal Rondon.
Mais de 400 alunos participaram do evento no auditório da escola. Também estiveram presentes o presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador José Zuquim, integrantes da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e magistrados mato-grossenses.