A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil declarou nesta segunda-feira (18) que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), representa risco para empresas e pessoas que queiram manter relações comerciais com os EUA.
Em comunicado publicado nas redes sociais, a representação norte-americana ressaltou que “nenhum tribunal estrangeiro pode anular as sanções impostas pelos EUA ou proteger alguém das severas consequências de descumpri-las”.
Segundo a nota, “pessoas e entidades sob jurisdição dos EUA estão proibidas de manter qualquer relação comercial com ele”. O texto ainda alertou que, fora dessa jurisdição, indivíduos ou empresas que prestem “apoio material a violadores de direitos humanos também podem ser alvo de sanções”.
“O ministro Alexandre de Moraes é tóxico para todas as empresas legítimas e indivíduos que buscam acesso aos Estados Unidos e seus mercados”, destacou a embaixada.
A publicação foi feita em português como tradução de um tuíte oficial do Escritório de Assuntos do Hemisfério Ocidental, órgão vinculado ao governo norte-americano.