O Museu do Rio, um dos pontos turísticos mais tradicionais de Cuiabá, será o cenário da Feira Cultural do Japão, que acontece de 4 a 7 de setembro de 2025 com gastronomia, arte e atrações típicas do Japão. O evento é promovido pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Cuiabá e Várzea Grande, com apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico.
Segundo o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, a feira no Museu do Rio será uma prévia do Festival do Japão, que acontecerá no Parque Novo Mato Grosso em 2026. A última edição foi realizada em 2016.
“Será o lançamento do evento, que está previsto para acontecer em grande escala no próximo ano, no Parque Novo Mato Grosso. A proposta foi discutida com o vereador Rafael Yonekubo, ainda durante seu mandato na Câmara Municipal. Recebemos a Associação Cultural Nipo-Brasileira, responsável pela organização, e a programação da feira, com produtos típicos e atrações culturais, ocorrerá em setembro”, afirmou o secretário.
Durante o evento, as famílias cuiabanas, turistas e fãs da cultura pop japonesa poderão aproveitar 15 bancas com opções de gastronomia típica. A programação inclui apresentações de taiko (tambores japoneses), danças tradicionais, cerimônia do chá, concurso de cosplay, desfiles, artes marciais, além de artesanato, produtos orientais e um palco com shows musicais e apresentações de karaokê.
A volta do evento após 10 anos resgata a memória afetiva de quando o Japão da tradição e da inovação encontra a Cuiabá da receptividade e da paixão.
De acordo com o coordenador do evento, Rafael Yonekubo, a entrada será solidária: 1 kg de alimento não perecível ou 1 litro de leite. O público terá à disposição uma diversidade de pratos quentes e frios, como: sushi, sashimi, yakisoba, kare, karaage, gyudon e lamen. “Mas, para quem não é adepto da gastronomia oriental, teremos algumas barracas com pastéis, hambúrgueres e batata recheada. Também haverá espaço kids para as crianças, show com o cantor Joe Hirata e apresentações de taiko, danças de K-pop e J-pop, kendô e outras artes marciais”, destacou Rafael.
Já no setor do bazar, a Feira Cultural do Japão contará com um espaço diversificado, com produtos japoneses e coreanos, além de artesanatos regionais, com peças exclusivas para a feira. A cultura cuiabana também estará presente com apresentações de siriri e cururu.