O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, e o ministro Luiz Fux trocaram farpas públicas nesta quinta-feira (14) durante sessão de julgamento na Corte.
O desentendimento ocorreu após Fux criticar a perda da relatoria de um processo que discutia as regras de incidência da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). O ministro conduzia o caso, mas, ao ser vencido parcialmente, a relatoria passou ao magistrado que abriu divergência.
Fux argumentou que a divergência era apenas pontual e, portanto, não justificaria a troca de relator. Barroso rebateu, afirmando que ofereceu a possibilidade de o colega permanecer à frente do processo.
“Eu ofereci a Vossa Excelência permanecer como relator, disse: ‘Vossa Excelência não quer permanecer como relator apenas reajustando?’ E Vossa Excelência disse: ‘não quero reajustar’”, afirmou o presidente do STF.
O julgamento prosseguiu após o bate-boca, mas o episódio expôs um raro momento de tensão explícita entre ministros da Suprema Corte.