A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT) e o Governo do Estado, por meio da Desenvolve MT, anunciaram nesta segunda-feira (11), Dia da Advocacia, o lançamento do Projeto Jovem Advogado Empreende. A iniciativa oferece linhas de crédito exclusivas para advogados e advogadas com até cinco anos de inscrição e idade máxima de 29 anos.
O programa prevê empréstimos de até R$ 15 mil, com prazo de pagamento de até quatro anos e juros de apenas 0,5% ao mês. Além do financiamento, os beneficiários terão acesso a capacitação em gestão, educação financeira e acompanhamento especializado para a correta aplicação dos recursos.
Durante a cerimônia no Auditório da OAB-MT, a presidente Gisela Cardoso celebrou a conquista. “Estamos realizando um sonho de oferecer à jovem advocacia mato-grossense uma oportunidade concreta de estruturar seu primeiro escritório. Sabemos o quanto é difícil o início de carreira”, afirmou.
O conselheiro seccional Leopoldo Miranda relembrou sua trajetória no início da profissão e ressaltou o impacto da medida: “Com o honorário do meu primeiro cliente, comprei a impressora que não tinha e o laptop. Por isso acredito que esse projeto é uma grande oportunidade”.
O presidente da Comissão da Jovem Advocacia (COJAD), Carlos Eduardo Guerra Kneip Rosa, explicou que os interessados terão atendimento exclusivo na sede da OAB-MT, com acompanhamento antes e depois da concessão do crédito, incluindo consultorias, visitas e relatórios de uso.
A cerimônia contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, do secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, da presidente da Desenvolve MT, Mayran Beckman Benicio, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, César Miranda, além de dirigentes, conselheiros e membros de comissões da OAB-MT.