Operação Hermes: Justiça mantém reportagem e nega ação do governador Mauro Mendes

A juíza Olinda de Quadros Altomare, da 11ª Vara Cível de Cuiabá, julgou improcedente a ação movida pelo governador Mauro Mendes (União) e seu filho, Luis Antônio Taveira Mendes, contra o Jornal A Gazeta, o portal Gazeta Digital e o jornalista Pablo Rodrigo Ramos de Souza Silva. A família pedia R$ 660 mil por danos morais e a retratação da reportagem publicada em julho de 2023, que mostrou Luis Antônio como alvo da Operação Hermes, da Polícia Federal, que investiga o comércio ilegal de mercúrio.

Segundo a defesa dos veículos, a matéria foi produzida com base em fontes confiáveis da Polícia Federal e de interesse público, tendo sido dada oportunidade para manifestação da família, que não respondeu. A juíza destacou que, apesar da ausência de confirmação oficial na data da publicação, a apuração estava respaldada por investigações em curso e que não houve abuso da liberdade de imprensa ou má-fé.

Ainda na decisão, foi afastado o pedido de indenização do governador Mauro Mendes, que foi citado apenas como pai do investigado, sem qualquer imputação de conduta ilícita. A ação foi totalmente rejeitada, com condenação dos autores ao pagamento de custas e honorários advocatícios.

A defesa do jornalista contou com o apoio da Associação Brasileira dos Jornalistas Investigativos (Abraji), Sindjor-MT, Instituto Vladimir Herzog e o escritório Flora, Matheus e Mangabeira Advogados Associados, do Rio de Janeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *