“Colônia de Férias” do Projeto TE AMO promove inclusão para crianças autistas e famílias

No último sábado, 26 de julho, foi realizado em Cuiabá o Encontro TEA: “Colônia de Férias”, promovido pelo Projeto Te Amo, uma associação sem fins lucrativos que há dois anos atua na inclusão e socialização de crianças autistas e suas famílias.

O evento reuniu cerca de 30 crianças , que participaram de oficinas, brincadeiras e dinâmicas com foco no desenvolvimento sensorial e na socialização. Enquanto os pequenos se divertiam, os pais participaram de rodas de conversa e palestras com especialistas, recebendo apoio emocional e trocando experiências.

A presidente e idealizadora do projeto, Leydyany Oliveira, explicou a motivação por trás da iniciativa: “Todas as atividades a gente faz em forma de recriação, de dinâmicas, oficinas e brincadeiras, sempre trabalhando o sensorial e a socialização das crianças.
Eu tive contato com uma criança autista e esse encontro me fez apaixonar pela área. Passei a estudar, fazer cursos, escrever um livro e criei o projeto para ajudar outras crianças. Muitas delas nunca tiveram uma festa, nunca viram um personagem, nunca andaram a cavalo. Queremos oferecer essas vivências”, disse.
A “Colônia de Férias” faz parte de uma série de encontros temáticos realizados pelo projeto. Ao longo do ano, já aconteceram eventos especiais na Páscoa, Dia das Crianças e Natal. Os encontros contam com a colaboração de psicólogos, psicopedagogos, neuropsicólogos e voluntários que ajudam tanto na recreação quanto no suporte às famílias.

Acolhimento também para os pais
A edição deste sábado trouxe uma novidade: atividades específicas para os pais, separadas das crianças.“Antes tudo era junto, mas entendemos que os pais também precisam de acolhimento. Agora eles têm um momento para conversar, trocar experiências e receber orientações de profissionais, enquanto as crianças participam das brincadeiras”, contou Leydyany.

Histórias que inspiram
Entre os voluntários está Adriana dos Anjos, mãe atípica, que conheceu o projeto em outubro do ano passado, durante um evento no Dia das Crianças.

“Levei meu filho, que é autista, e achei muito lindo esse trabalho. Eu amo o trabalho social e resolvi fazer parte desse projeto. Tenho o Heitor, de 5 anos, e descobri o diagnóstico dele aos 2 anos, depois de muita dificuldade na escola. Para mim é um presente de Deus poder proporcionar um momento de alegria para as crianças e para as mães”, declarou emocionada.

Já Judinéia Lemes, mãe de João Pedro e Marcos Beninho, destacou a importância do apoio recebido:
“Esse momento aqui está sendo muito especial. No nosso dia a dia a gente não tem isso. Aqui a gente se sente bem-vinda, acolhida, cuidada. Além do filho se divertir, a mãe também se diverte. É uma troca muito boa.”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *