Com emoção e homenagens, corpo de Preta Gil é velado no Theatro Municipal

 

O cantor Francisco Gil, de 30 anos, único filho da cantora Preta Gil com o ator Otávio Müller, esteve presente no velório da mãe nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhado da namorada Alane Dias, de 24 anos.

A cerimônia, aberta ao público até as 13h, foi marcada por profunda emoção. Francisco foi um dos primeiros familiares a se aproximar do caixão — vestindo branco, como o padrão da família — e permaneceu ao lado da mãe enquanto acariciava seu rosto e mãos  Alane Dias também demonstrou visível comoção ao se despedir da sogra.

Amigos e parentes também trouxeram sua homenagem ao espaço, muitos usando roupas brancas, em alusão à religiosidade de matriz africana praticada pela família. Fãs formaram fila desde cedo na Cinelândia, com cartazes e cantando sucessos como “Sinais de Fogo”, celebrando a presença de Preta no coração popular.

Entre as coroas de flores exibidas, uma das mais simbólicas foi enviada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela primeira-dama Janja, representados por ela e pela ministra da Cultura Margareth Menezes.

O velório teve sua programação pública realizada das 9h às 13h. A partir das 15h, o corpo foi levado em cortejo até o Cemitério e Crematório da Penitência, na Zona Portuária, onde familiares e amigos se despediram antes da cremação, prevista para o início da tarde.

Preta Gil, de 50 anos, faleceu no domingo (20) em Nova York, onde estava recebendo tratamento contra um câncer de intestino diagnosticado em janeiro de 2023. O anúncio oficial da morte foi feito por seu pai, Gilberto Gil, e provocou comoção nacional, com homenagens de fãs, artistas e autoridades

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *