Comitê Olímpico dos EUA proíbe participação de mulheres trans em competições femininas

O Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (Usopc) anunciou que mulheres transgênero não poderão mais competir em categorias femininas nas competições sob sua jurisdição. A medida foi oficializada na segunda-feira (21) por meio de uma mudança na “Política de Segurança dos Atletas” e confirmada pelo próprio órgão nesta terça-feira (22), após questionamento do jornal The New York Times.

Embora o novo regulamento não mencione diretamente pessoas transgênero, a decisão está alinhada à ordem executiva nº 14201, assinada pelo presidente Donald Trump em fevereiro deste ano, que proíbe explicitamente a participação de atletas trans em categorias femininas. A normativa também cita a Lei Olímpica e do Esporte Amador Ted Stevens como base legal para a alteração.

“O Usopc está comprometido com a proteção das oportunidades para os atletas que participam do esporte. Continuaremos colaborando com o Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Paralímpico Internacional e as federações nacionais para garantir que as mulheres tenham um ambiente de competição justo e seguro”, declarou o comitê em nota.

A mudança marca mais um capítulo nas ações do governo Trump em relação às políticas de gênero no esporte e deve gerar reações tanto no meio esportivo quanto em grupos de direitos civis.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *