O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou neste domingo (20) o diretor da Agência Federal de Financiamento Habitacional (FHFA) e presidente do conselho das gigantes hipotecárias Fannie Mae e Freddie Mac, William Pulte. Em publicação na rede Truth Social, Trump incentivou Pulte a continuar seu trabalho e criticou opositores.
“Continue avançando, William, não deixe que os fracos da esquerda radical te parem!”, escreveu o republicano, acrescentando que Pulte está fazendo um “excelente trabalho” à frente da agência federal.
O apoio de Trump ocorre após Pulte pedir ao Congresso, no início de julho, que investigasse o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell. Em carta oficial, o diretor da FHFA acusou Powell de “viés político” e de ter dado “testemunho enganoso” ao Senado, o que, segundo ele, configuraria “justa causa” para sua destituição.
As críticas de Trump a Powell não são novas. O presidente norte-americano tem pressionado o Fed por cortes mais rápidos na taxa de juros e já chegou a pedir publicamente a renúncia de Powell, agora endossando a iniciativa de investigação proposta por Pulte.
A crescente tensão entre o governo e o banco central dos EUA ocorre em meio a uma conjuntura econômica delicada, marcada por inflação ainda resistente e expectativa em torno das políticas monetárias antes das eleições presidenciais de novembro.