Professor da UFRJ pede desculpas após polêmica com filha de Roberto Justus

O professor Marcos Dantas, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), publicou nesta segunda-feira (7) uma carta aberta na rede social X (antigo Twitter) para se defender da acusação de ameaça contra a filha de Roberto Justus. Na mensagem, ele explicou que sua fala foi apenas uma metáfora e pediu desculpas pelo episódio.

A polêmica teve início após Dantas comentar uma foto da pequena Vicky Justus, de 5 anos, exibindo uma bolsa de luxo avaliada em R$ 14 mil. Na postagem, o professor escreveu “Só guilhotina…”, o que gerou forte reação nas redes sociais. A mãe da menina, Ana Paula Siebert, chegou a anunciar que tomaria medidas legais contra ele.

Na carta, Dantas argumentou que sua frase fazia referência simbólica à Revolução Francesa, em crítica à desigualdade social. “Era para ser, e continua sendo, uma simples metáfora… Uma referência simbólica a um evento dramático, mesmo trágico, que marcou para sempre a história da humanidade”, justificou o docente.

Ele também negou qualquer intenção de ameaça pessoal à família. “Nem de longe, em momento algum, passou pela minha cabeça fazer qualquer ameaça pessoal ao senhor, sua esposa ou sua filha. Isso seria um absurdo!”, escreveu.

Dantas afirmou ainda ter sido surpreendido pela repercussão do comentário, dizendo que se tratava de um post privado que acabou ganhando visibilidade pública. “Se por obra desses incontroláveis fatores próprios da internet, o post lhe chegou ao conhecimento e causou-lhe tantas e compreensíveis preocupações, peço sinceramente que me desculpe”, concluiu.

Até o momento, a família de Roberto Justus não se manifestou oficialmente sobre o pedido de desculpas. No domingo (6), Justus e Ana Paula publicaram um vídeo afirmando que processarão o professor e outras pessoas que fizeram comentários ofensivos à filha nas redes sociais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *