Para Geração Z, crescer na carreira é a maior prioridade

A JBS foi reconhecida por cerca de 75% dos jovens ouvidos como uma empresa que proporciona aprendizado, desenvolvimento e crescimento profissional. Consciente da importância dessas perspectivas para a retenção de talentos, a empresa investe em programas estruturados que abrangem desde a formação em negócios até oportunidades de carreira internacional.

Uma das portas de entrada na JBS é o Programa Evoluir, que oferece aprendizado teórico e prático para jovens de 18 a 23 anos, capacitando-os para as demandas do negócio e gerando oportunidades de desenvolvimento dentro da empresa. O Instituto J&F é a entidade responsável pela qualificação dos programas de jovem aprendiz da JBS – que possui mais de 500 alunos matriculados, em 11 unidades do grupo.

A JBS também investe na formação técnica e de liderança através de programas como o Germinare VET, que prepara futuros líderes com foco em veterinária e processos fabris, e o Programa Master de Produção, que capacita colaboradores internos para ascenderem a cargos de supervisão.

Amanda Rosa da Conceição, de 24 anos, é assistente no setor de Garantia de Qualidade e um exemplo de como as oportunidades certas podem transformar trajetórias. Sua história com a JBS começou aos 18 anos, quando ingressou como jovem aprendiz na unidade de Barra do Garças (MT), atuando no setor de abate. Durante um ano e três meses, ela teve seu primeiro contato com o mercado de trabalho – experiência que considera um marco em sua vida profissional.

Amanda retornou à JBS em 2022, na unidade de Iturama (MG), já como assistente na área de Garantia de Qualidade. Dois anos depois, voltou para onde tudo começou: Barra do Garças. Para ela, mais do que um emprego, a empresa representa um ambiente acolhedor e cheio de possibilidades. “A JBS foi a porta de entrada para minha vida profissional. Aqui tive experiências incríveis. É um ambiente de respeito e cordialidade, e isso foi um dos principais motivos que me fizeram voltar à companhia”, destaca.

Atualmente, Amanda está em processo de treinamento para assumir a função de analista de Garantia de Qualidade. “Eu amo trabalhar na JBS. Foi aqui que tive minha primeira oportunidade no mercado de trabalho. A empresa acreditou no meu potencial, e isso fez toda a diferença”, afirma.

Metodologia e amostra

A pesquisa “Jovens JBS” foi realizada em março de 2025 e contou com a participação de 32.063 jovens colaboradores de unidades da Companhia em todas as regiões do Brasil. Os participantes responderam a um questionário com 22 perguntas, que abordaram quatro pilares fundamentais: valores e objetivos; relacionamentos e comunicação no trabalho; ambiente de trabalho e motivação; e propósito e impacto. O estudo buscou mapear percepções, expectativas e hábitos dessa geração em relação ao ambiente corporativo e à vida de forma mais ampla.

Presença no Estado

A JBS e suas cadeias produtivas movimentaram, em 2020, o equivalente a 2,93% do PIB (Produto Interno Bruto) de Mato Grosso e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Em números totais, o impacto da JBS no PIB mato-grossense foi de R$16,57 bilhões, com valor adicionado de R$5,2 bilhões. Em 2021, a Companhia gerou 131.274 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em 16 municípios mato-grossenses, com forte atuação nas indústrias de bovinos, aves, biodiesel, couros e alimentos preparados, além de outras atividades como confinamento de gado, transporte e geração de valor agregado.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 180 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *