Benedito Anunciação de Santana, acusado pela polícia de participar do assassinato da adolescente Heloysa Maria de Alencastro Souza, de 16 anos, afirmou à imprensa que o crime teria sido encomendado pela própria mãe da jovem. A acusação foi imediatamente rebatida pela defesa da família, que classificou a declaração como “absurda” e uma tentativa cruel de justificar o assassinato.
“Ela sabe o que me pediu para fazer”, diz acusado
Na manhã desta quinta-feira (24), ao ser conduzido ao Fórum de Cuiabá para audiência de custódia, Benedito declarou diante de jornalistas:
“Não estou dizendo que ela é culpada, mas ela sabe o que ela me pediu para fazer.”
A afirmação causou revolta na família da vítima.
Defesa da mãe reage: “É um absurdo”
A advogada que representa a mãe de Heloysa reagiu com veemência à declaração. Segundo ela, o acusado tenta manipular a narrativa em um momento de extrema dor:
“Isso é um absurdo. Ele é frio, calculista e manipulador. Está tentando distorcer uma tragédia para justificar o injustificável.”
Ela reforçou que a mãe da adolescente está emocionalmente devastada e chegou a desmaiar diversas vezes desde o ocorrido. “A filha não concordava com o relacionamento [com Benedito], e ele tenta usar isso como desculpa para um ato de covardia e crueldade.”
De acordo com a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Heloysa foi morta por estrangulamento, utilizando um cabo USB de carregador de celular. O perito responsável pelo laudo afirmou que marcas encontradas no pescoço da jovem indicam que ela lutou até o fim para sobreviver.
O cabo é compatível com os objetos recolhidos em uma residência no bairro Ribeirão do Lipa, em Cuiabá, onde um dos menores envolvidos no crime foi localizado.
Após o assassinato, o corpo da adolescente foi abandonado dentro de um poço. A mãe, que também foi agredida durante o assalto, segue internada em estado delicado.