Chuva ultrapassa 100 mm e prefeito e Defesa Civil entram em alerta

 

A Prefeitura de Cuiabá emitiu um alerta após fortes chuvas atingirem a capital nesta terça-feira (8), acumulando mais de 100 milímetros de água em um curto período de tempo. O volume provocou alagamentos em diversas regiões urbanas e afetou praticamente todos os córregos da cidade.

O prefeito Abilio Brunini vistoriou os pontos mais críticos e reforçou o trabalho da Defesa Civil, que está atuando em campo para minimizar os danos.

“Passamos por um momento extremamente imprevisível. A chuva intensa causou alagamentos em praticamente todos os córregos da cidade e em várias regiões urbanas”, afirmou o prefeito.

Entre os pontos mais afetados está a região da UPA do Jardim Leblon, onde uma obra mal executada agravou o problema e prejudicou o funcionamento da unidade.

Prefeito faz apelo à população

Brunini pediu cautela à população, especialmente nas áreas mais baixas ou próximas a córregos. Ele citou vias com histórico de alagamentos, como a Prainha, região do Porto e outros pontos críticos.

“Evitem circular por essas áreas. E se souberem de alguém em situação de risco, entrem em contato com a Defesa Civil ou me marquem nas redes sociais. Vamos enviar ajuda”, garantiu o prefeito.

Além do Jardim Leblon, também estão sendo monitorados os bairros São Mateus, Boa Esperança, Santa Rosa, Pedregal, Dom Aquino e Jardim Tropical.

UPA Leblon tem estrutura comprometida

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Leblon foi severamente afetada. A água invadiu o prédio, prejudicando a estrutura e comprometendo o atendimento.

O diretor técnico da unidade, Romário Barros, informou que os pacientes em estado grave estão sendo transferidos para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). A Central de Regulação foi acionada, e o prefeito autorizou a contratação emergencial de ambulâncias privadas para reforçar o transporte.

O SAMU também foi mobilizado. Ao todo, seis pacientes graves estão sendo removidos do box de emergência e 14 da enfermaria serão encaminhados a outras unidades de saúde.

Por enquanto, o atendimento emergencial será redirecionado para as seguintes unidades:

  • UPA Morada do Ouro

  • UPA Pascoal Ramos

  • UPA do Verdão

  • Policlínica do Pedra 90

Defesa Civil orienta motoristas

O secretário da Defesa Civil de Cuiabá, coronel Alessandro, pediu que os motoristas evitem deslocamentos desnecessários e fiquem longe de áreas de risco.

“A previsão era muito inferior ao que aconteceu. Os córregos estão extravasando e invadindo as vias. Fiquem em locais seguros e evitem o tráfego nessas regiões”, alertou.

A Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 193.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *