O governador Mauro Mendes (União Brasil) e o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, anunciaram na noite desta terça-feira (1º) a publicação do edital do novo concurso público para professores da rede estadual de ensino. O documento será divulgado no Diário Oficial desta quarta-feira (2), oferecendo 1.500 vagas para docentes do Ensino Médio. O anúncio foi feito durante a 2ª Convenção dos Diretores do Estado de Mato Grosso.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a responsável pela realização do certame. O último concurso para professores da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) ocorreu em 2017, com 5.744 vagas. Como o Estado não atende o Ensino Fundamental, não haverá vagas para pedagogos nesta edição.
O governador destacou que a meta da gestão é elevar Mato Grosso para o top 5 do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) – atualmente, o estado ocupa a 8ª posição no ranking nacional.
Além do concurso, Mauro Mendes informou que enviou à Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) um projeto de lei que prevê a flexibilização das horas-atividade dos professores, retirando a obrigatoriedade de que parte dessas horas seja cumprida presencialmente na escola.