Supermercados buscam soluções para preencher 34,5 mil vagas

 

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) se reuniu com o presidente em exercício, Geraldo Alckmin, para discutir estratégias para preencher as 34,5 mil vagas abertas no setor em São Paulo. Entre as propostas apresentadas, destaca-se a possibilidade de permitir que os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) possam ser contratados com carteira assinada sem perder o acesso aos benefícios sociais.¹

O presidente da Apas, Erlon Ortega, também defendeu a necessidade de maior flexibilização nos horários de trabalho no setor supermercadista. Segundo ele, a implementação de um modelo de contratação horista poderia atender à demanda dos jovens que buscam conciliar o primeiro emprego com outras atividades.

Além disso, durante a reunião, também foi debatida a sugestão de retirar os preços de alimentos e energia do cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Para Alckmin, esses itens são altamente influenciados por fatores climáticos e externos, tornando sua inclusão no índice pouco eficaz para decisões de política monetária.

Os dados recentes do Índice de Preços dos Supermercados (IPS) mostram que a inflação do setor foi de 0,44% em fevereiro de 2025, uma leve desaceleração em relação a janeiro (0,51%), mas ainda acima do registrado no mesmo período de 2024 (0,41%). No acumulado dos últimos 12 meses, os preços nos supermercados paulistas tiveram uma alta de 5,80%.

Essa reunião reforçou a importância do diálogo entre o setor supermercadista e o governo para encontrar soluções que beneficiem tanto os empresários quanto os trabalhadores, buscando um equilíbrio entre empregabilidade e estabilidade econômica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *