Com Lei Orgânica da Cultura em fase final, ministra visita Cuiabá

 

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, confirmou visita a Cuiabá após reunião realizada na terça-feira (18), em seu gabinete no Ministério da Cultura (MinC). O encontro reuniu representantes do setor cultural de Mato Grosso para discutir políticas públicas e fortalecer a relação do estado com o governo federal.

Estiveram presentes na reunião o deputado estadual Beto Dois a Um, defensor da cultura e do esporte na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), David Moura, seu adjunto de Cultura, Jan Moura, a adjunta de Sistêmico, Eliane Paula, o procurador do Estado e chefe jurídico da Secel, Raul Costa, além do assessor especial do Governo de Mato Grosso em Brasília e advogado da Cultura, Mário Olímpio.

Além de articular a visita da ministra a Cuiabá, o grupo fortaleceu a aproximação do estado com as políticas culturais nacionais e discutiu a Câmara Setorial Temática da Cultura, iniciativa da ALMT que conta com a participação da classe artística e visa consolidar a Lei Orgânica da Cultura, atualmente em fase final de elaboração.

Com a Lei Aldir Blanc 2 em vigor, o deputado Beto Dois a Um aproveitou a oportunidade para reforçar os desafios enfrentados na execução da primeira fase da lei, quando esteve à frente da Secel-MT, e as conquistas alcançadas pelo setor.

“Durante a pandemia, Mato Grosso foi reconhecido como o estado que melhor aplicou a Política Nacional Aldir Blanc, tornando-se referência para o país. Como resultado, conseguimos estruturar editais sólidos que hoje garantem o fortalecimento da cultura mato-grossense”, destacou o parlamentar.

Ele também ressaltou a importância da Câmara Setorial Temática da Cultura e os avanços que a cultura do estado está prestes a conquistar.

“A visita da ministra será uma oportunidade para alinhar nossa Lei Orgânica da Cultura com as diretrizes nacionais. O setor cultural de Mato Grosso está entrando em uma nova e promissora fase”, afirmou Beto Dois a Um.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *